Quem somos

Minha foto
Samambaia Norte, Brasília - DF, Brazil
O Centro de Ensino Médio 414 de Samambaia está promovendo este ano o Projeto Cidade Sustentável, que visa a concientização e o conhecimento dos alunos sobre preservação do meio ambiente, entre outros temas ecológicos. A partir disso, o 2° B tem como objetivo divulgar aqui conhecimentos relacionados a ENERGIA SOLAR. Através deste Blog queremos que essa fonte inesgotável de energia seja conhecida e principalmente, praticada em suas diversas maneiras. "Sol - Uma fonte limpa, inesgotável e renovável. "

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Captadores solares e captador solar formato calha

       Os captadores são a forma mais comum de captação de energia, convertem a energia solar com baixo custo e de formação conveniente. Uma das formas de se aproveitar à energia solar seria com a utilização de captadores solares. Os tipos mais utilizados de concentradores solares fabricados para indústrias são: heliostatos em torno de uma torre de energia, coletor de calha parabólica e coletor parabólico de foco pontual. Analisando esses captadores, o mais acessível seria a calha parabólica, mais econômica e fácil de construir. Apesar de apresentar o menor rendimento, a escolha deve-se a exclusão dos outros dois tipos devido à facilidade em sua construção e instalação. A torre exigiria a construção de uma grande estrutura receptora de radiação e um sistema de rastreio do Sol para cada superfície refletora (“heliostats”), o que inviabiliza sua fabricação. Já o concentrador de foco pontual, exigiria a construção de um refletor parabólico em forma de prato, que normalmente opera com um motor Stirling e de um sistema de controle para o rastreio solar em dois eixos, o que tornaria muito caro. Para a fabricação de um captador formato calha como este, usam-se materiais de baixo custo e de diferentes peças comumente utilizadas. Alguns exemplos são: papel alumínio colado em papel cartão, para a superfície refletora; caixa de isopor para o reservatório; transparência para o tubo externo. A maior dificuldade se dá na montagem da superfície refletora, já que papel alumínio é um material muito sensível e a presença de bolhas e dobras na superfície é inevitável. O custo total do material utilizado para a montagem de um protótipo desse é de R$ 170,00. Em pesquisas na Inetrnet, foram efetuados dois experimentos para este concentrador, sendo o primeiro em um dia com nuvens, e o segundo com presença apenas do Sol. O rendimento do primeiro experimento foi de aproximadamente de 14% e o segundo foi de aproximadamente de 19%. Os grandes sistemas de energia solar para aquecimento de água podem ser usados numa grande variedade de edifícios, que têm uma necessidade de água quente ou uma necessidade de aquecimento durante todo o ano. Segue abaixo alguns exemplos de aplicação do concentrador de calha parabólica em processos industriais, de fabricação e de beneficiamento, onde o vapor gerado é empregado.
• Indústria de bebidas: nas lavadoras de garrafas, tanques de xarope, pasteurizadoras.
• Indústrias madeireiras: no cozimento de toras, secagem de tábuas ou lâminas em estufas, em prensas para
compensados.
• Indústria de papel e celulose: no cozimento de madeira nos digestores, na secagem com cilindros rotativos, na secagem de cola, na fabricação de papelão corrugado.
• Indústrias de laticínios: na pasteurização, na esterilização de recipientes, na fabricação de creme de leite, no aquecimento de tanques de água, na produção de queijos, iogurtes e requeijões (fermentação).
• Frigoríficos: nas estufas para cozimento, nos digestores, nas prensas para extração de óleo.
• Indústria de doces em geral: no aquecimento do tanque de glicose, no cozimento de massa em panelas sob
pressão, em mesas para o preparo de massa, em estufas.
• Indústria têxtil: utiliza vapor no aquecimento de grandes quantidades de água para alvejar e tingir tecidos,
bem como para realizar a secagem em estufas.

Um comentário:

  1. oi 2b... bom trabalho mas cuidado pois tem alguns erros de ortografia... Muito bom!!!

    ResponderExcluir